sexta-feira, 16 de julho de 2010

O futebol nosso de cada dia

A Copa já acabou, porém, encaremos: brasileiros não deixam de respirar futebol. Então, ainda que com atraso, o Mundial motivou a especulação do que seriam os 11 jogadores XY em uma Copa de Gêneros.

Time dos rapazes

1. Agilidade 
Rapazes querem garantir logo o placar. Por isso, vemos, demasiadas vezes, o tal do impedimento. O que é um impedimento? Um jovem apressado, que não olhou nem pro entorno nem pra trás na hora de chutar a bola direto pro gol. Ponderar é coisa de mulher.

2. Companheirismo
Meninos jogam em time: quem não pode fazer passa que outro faz. A brodagem está na essência masculina. Não deu pra um, dá pra outro, e a equipe sai vitoriosa. Rivalizar é coisa de mulher.

3. Objetividade
Os moços trabalham com resultados. O jogo pode ser excelente em termos de performance, mas, se não fechar bem, ele vai ter que escutar de outros: "Vc perdeu, meu velho. Eu tô melhor que vc!". Porque, vc sabe, generosidade é coisa de mulher...

4. Flexibilidade
Não tem isso de se prender a um time não. Vc é jogador de um time rubro-negro até que um alvirrubro te ofereça mais. Afinal, só tira a camisa, o sentimento continua o mesmo... E exclusividade é coisa de mulher.

5. Disposição
É correr até ganhar. Tem que fazer tudo, o tempo todo, até levar. Prorrogação, por exemplo, não assusta jogador que é bom. E cansaço é pra quem quer arriscar perder. Desistir, então, é coisa de mulher.

6. Confiança
A regra é botar pra cima. Quem se assusta com um homem-a-homem? Faz parte do jogo. É até parte da emoção, faz a vitória ser mais valorizada. Medo? Coisa de mulher.

7. Encenação
Levou um leve toque na perna? Se joga no chão e pede a falta. Fazer escândalo e botar a culpa no outro é praxe. Drama não é coisa só de mulher.

8. Ousadia
Chegando mais perto, chuta-se pro gol. E daí que tem gente pedindo a bola? Se a oportunidade apareceu pra vc, as chances de vc correr pro abraço são altíssimas. Hesitar é coisa de mulher.

9. Diversidade
Se não está bem no ataque, vale saber armar uma jogada, ou, até, defender. Um jogador que não consegue fazer o que ele faz melhor arruma rapidinho outra posição pra se sair bem na partida. Insistência é coisa de mulher.

10. Segurança
Atacante tranquilo é o que tem uma boa zaga. Ele pode partir pro ataque, mas, falhando, qualquer contra-ataque será impedido. É preciso manter o plano B. Apostar tudo é coisa de poker. E, claro, de mulher.

11. Simplicidade
Respeitar a equipe, dominar a bola, driblar o adversário e ganhar o jogo. Esse é o plano. Mais que isso só atrapalha. Meninos trabalham com preto no branco - ou preto no vermelho, ou vermelho no branco, pra num deixar ninguém aí irritado. Complicar é, sem dúvidas, coisa de mulher.


Rafa
@rafaelamorais

Sem comentários:

Enviar um comentário